Acredito que a Questão Amazônica é  uma causa que –  como, aliás, tudo aquilo que por ‘causa’ se aceita e toma – se abraça, antes de mais, com o coração e que, por essa razão, segue inevitavelmente pulsante e viva dentro de nós por onde quer que o mundo nos leve. Dos rios e entranhas da floresta às ruas, corredores e gabinetes das mais cosmopolitas selvas urbanas. Qualquer que seja, pois, a margem do Atlântico em que me movo, transporto comigo esse legado de ‘florestania‘ aprendido junto dos povos ancestrais que a habitam e de todos aqueles (e, felizmente, são muitos!) que trabalham em sua honra e nome.

Procuro, portanto, entre tudo o que pessoal e profissionalmente está ao meu alcance encontrar formas de seguir fazendo a minha parte, contribuindo como posso para a divulgação da cultura amazônica, a preservação do seu património natural e a defesa dos direitos dos povos indígenas, caboclos e ribeirinhos que a compõem.

Mantendo este blog pretendo também ir sinalizando os dias e a presença às amizades e relações de trabalho que, de uma ou de outra margem do Atlântico, a trama da vida entrançou no meu caminho. E como estar perto de uns me obriga a muitas vezes não poder estar tão junto de outros como desejaria, este espaço online existe para permitir que a comunicação flua com a maior proximidade que nos é possível, sem grandes hiatos, intervalos ou distâncias.

Por fim, e porque sonhar é afinal tão legítimo como ir respirando, acalento o desejo de, a cada post, ir (quem sabe?!) chamando mais um para a roda,  ampliando o círculo daqueles que genuinamente amam, cuidam, atentam e se importam com a Amazônia, alargando assim o núcleo de debate, ideias, projectos e contributos que, por via deste blog, possam ser abertos à partilha de outros (muitos, sempre mais!) que não e só nós, os que de certa forma já pertencemos à Grande Floresta de alma, mangas arregaçadas e coração.

finalissimopb

27 Respostas to “Sobre Mim”

  1. sandra Says:

    Em primeiro lugar quero felicitar-te pela coragem para viveres esta aventura, que deve unica! Não deve ser fácil viver longe de quem mais se gosta por uma verdadeira aventura, que o que tem de deslumbrante deve ter de perigoso.
    Sempre que possas manda-nos as maravilhas dessa que é realmente a unica floresta que todos gostariam de conhecer um dia mas que muito poucos tem a coragem de se aventurar!!
    Beijos e muita, muita sorte nesta tua aventura.

  2. Tati Says:

    É urgente que hajam mais trabalhos voltados a preservação da região Amazônica. Gostei muito do conteúdo do seu blog.

  3. J.B.S Says:

    Sou Gaucho atualmente Radicado no MT e sofro muito com as Barbáries que vejo pela TV e Jornais,mas o que mais me revolta é saber que aqui na Região Amazônica são os Grandes que mandam e por isso eles que ditam as Regras em Tudo. Qualquer ação vinda de Brasilia para defender a Amazônia moore aqui. Pois isso fere interesses poderosos na Região.
    E tudo fica em silêncio, um silêncio triste e horroroso onde os covardes, com medo de perder privilégios, calam-se também. aqui todo mundo e c´cumprese. pois todo mundo quer ganhar dinheiro fácil, não importando como. É muito triste.
    J.B.S


  4. Vivo aqui na cidade de Diamantina, interior de Minas Gerais. Aqui ainda sabemos muito pouco sobre a vida na Amazônia. Por isso, queremos entrar em contato com pessoas que aí vivem para uma troca de conhecimentos.

  5. LUCILA NOGUEIRA Says:

    adorei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Mylla Says:

    Adorei o blog.
    Sou natural do Amazonas e senti imenso orgulho ao ver teu blog😉

    Parabéns

  7. toto Says:

    eu to puto de raiva nao to conseguindo achar um trabalho que e pra intrega amanha 18/04/07 nao acho nada .

  8. Finas Claridades Says:

    Sóbrio, político, inconformista, explícito, admirável e genial. Fico feliz por saber que nao há quem possa silenciar esse amor pela Floresta, nem os atentados contra ela.
    É, de facto, um blog excelente, como sempre! Voltarei, claro!
    Parabéns!


  9. Parabéns pelo blog. Vc está fazendo sua parte e eu tentando fazer a minha no “Amazonas in Sampa”. Boa sorte.

    http://amazonasinsampa.blogspot.com/

  10. porfirio Sperandio Says:

    Parabens

  11. Juliana Says:

    Olá!!
    Maravilhoso seu blog!!
    Ando procurando, mas não, acho uma reportagem feita pela globo sobre uma homenagem realizada pelos índios à Chico Mendes. Seus familiares estavam presentes, e disseram nunca terem visto nada mais emocionante!
    Me emocionei demais pois sou bisneta de índios e me toca profundamente qq coisa ligado à eles.
    Se vc encontrar esse vídeo por favor me envie?
    Parabéns pelo blog!!!

  12. Andson Gomes Says:

    Caramba, queria eu ter uma “maloca” dessas. Se isso é uma maloca, não sei mais o que é uma casa.

    Você já ouviu falar de zoológico humano?

    Moro em Roraima desde que nasci. Minha família mora aqui há mais de 100 anos. Trabalho para o TRE-RR e viajo por todo o interior do estado, inclusive malocas, área indígena, etc.

    Meus amigos e eu temos contato com índios o tempo todo.

    Pobres indíos, massa de manobra para aproveitadores que querem apenas manter seu zoológico humano. Sabe, daqueles que a gente vê espalhados por aí, onde se estudam o comportamento, comunicação, procriação e outras coisas. Mas boa parte dos antropólogos também é massa de manobra para os países ricos, que só querem uma coisa… continuar ricos e ficar ainda mais ricos.

    As reservas em Roraima casam perfeitamente com os mapas de riquesas minerais. A igreja católica é uma das grandes incentivadoras das demarcações, trazendo indíos até da Guiana (você já sabia disso?). Há muito indíos que não falam português, mas o inglês guianense. Sempre encontramos esses indíos, pois eles vêem tirar os “títu”, como eles dizem.

    Porque eu perdi esse tempo todo escrevendo isso? Porque incisto em acreditar que você seja uma boa pessoa e queira o melhor para este mundo, para todas as pessoas.

    Pesquise mais sobre os conflitos na Raposa e Serra-do-sol. Pesquise sobre os reais interesses dessa demarcação. Como ela casa com as demarcações guianeses, e com a demarcação que o presidente Chaves da Venezuela impediu.

    Veja se você consegue estabelecer um padrão. Riqueza mineral, terra, constituição própria, ONU (G8), igreja católica (busca por dinheiro – está perdendo espaço e poder), manipulação de pessoas, exploração, colonialismo.

    Querem formar uma nação indígena para explorar as riquesas dessas terras, que estão cheias de tanta riqueza, que fariam frente à SUIÇA.

  13. Andson Gomes Says:

    Há, esqueci de comentar uma coisa… A Amazônia está sendo desmatada e você tem uma casa de madeira?


  14. Mande-me numero de contactos por favor.Obrigada.Marcia

  15. Margarida C. Says:

    Márcia, lamento, mas você não deixou nenhum email de retorno.
    De qualquer forma, se necessitar de entrar em contacto pode fazê-lo para o e-mail deste blog.
    Abraço!


  16. Esta muito bonita esta pagina parabens.

  17. Anna Luiza Says:

    Parabens pois todos que tiveram visitado esse site, eu tenho certeza que conseguiram tirar suas duvidas.
    um bjo

  18. egon Says:

    Parabens amigo pelo Blog,
    Ja estive na Amazonia a 20 anos atras e passei por todas essas fronteiras em missao do Exercito,acredito que cada um de nos brasileiros deve amar e se orgulhar da riqueza que e a Amazonia ,acredito que se voce more na Selva deve realmente ter uma casa de madeira, em cima de uma arvore de preferencia , Abracos
    Egon

  19. carlos Says:

    Oi, moro em California e estou interessado em o Brasil, as terras pretas, e os indiginas. Conheco o Sul do Brasil mas ainda não conheço a bacia Amazonica. Parabens.

  20. paulo sergio Says:

    eo desmatamento como esta por ai ,,,,o mundo precisa de carne, graos , so q nao as custas da amazonia. ate valeu

  21. rosa Says:

    gostaria de saber se vcs fzem cocar,estou aguardando resposta deus os abençoe

  22. José Humberto S. A. Júnior Says:

    Prezada Margarida,

    Tudo bom com a senhora? Inicialmente, gostei muito do blog, parabéns pela iniciativa e pesquisa! Sou Engenheiro de produção, e mestrando em engenharia de materiais, na UESC, Ilhéus-BA. Trabalho num projeto de compósitos poliméricos reforçados por fibras naturais, e pensei em trabalhar como curauá, porém aqui não temos plantaçõe, somente na região Norte. A senhora tem algum mecanismo que possa me vender essas fibra?
    Muitp grato pela atenção e compreensão,

    Abraços,

    Atenciosamente,
    José Humberto.

  23. marilia gabriela bello garcia Says:

    gostaria de fosse retirado meu nome de qualquer noticia deste blog

    grata

  24. carlos Says:

    Oi Marilia Gabriela Bello Garcia, este blog nõ é o meu. O meu blog é machimon.wordpress.com. Se calhar vai gostar melhor;-)
    Vc deve contactar caetano.margarida@gmail.com. Os melhores,
    Carlos

  25. Spiros Pantelis Says:

    Oi pesoal, salvadores dos Indios. Morei varios anos na Amzonia e vizitei varias partes nao sou amazonense sou cidadao Brasileiro e amazonense de coracao.A salvacao dos Indios vai ser quanto eles ficar educados aprende Portugues e falar o idioma deles tmb. Eles sao explorados das ONGS que pernabula pela Amazonia. Conheco istorias que vai arepiar o cabelo. Os I ndios nao sao pacificos sao prigisos. bebe muito e da uma sura para a mulher todo dia. e bom voces aprender os costumes deles. tem uma vida miseravel. As Igrejas exploram eles. 60% das terras da RR pertense na Igreja Catolica in nome de outros inclusive de indios.Essas Ethinias Indigenas sao feitas para dividir O Brasil e ser mais facil de explorar.
    Um Abracao
    de um amigo verdadeiro da Amazonia


  26. Excelente blog, tenho pena que nunca mais publicaste artigos.

  27. Socorro C Sousa Says:

    Ola, quero saber como faço pra entrar em contato com vendedores de atacados d perfumes da bota,boto,giboia branca ,banhos etc!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s