Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estima-se que existiam 6 milhões de índios. Nos anos 50, segundo os antropólogos, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes. Actualmente, há cerca de 280.000 índios no Brasil, e contando com os que vivem em centros urbanos ultrapassam os 300.000.

A maior parte da terras indígenas (98%) está na Amazônia Legal, onde moram 170.000 índios.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil depararam-se com cerca de 1.300 línguas indígenas, das quais hoje só cerca de 170 sobreviveram. O pior é que cerca de 35% dos 210 povos com culturas diferentes tem menos de 200 pessoas.

21 Respostas to “Sobre o Blog”

  1. cleonice santos da silva Says:

    E exatamente sobre isso que estou buscando como informacao para passar no Native Spirit Festival que se realizara entre 4 a 10 de junho em Londres.Esse festival fara uma reflexao sobre a questao do indio nas Americas.E o primeiro festival sobre o indio na europa.Espero contar com a participacao de muitos pesquisadores e sensiveis a questao do indio.Gostaria imensamente de que todos aqueles de estudam ou trabalham com indios contactasse-me para trocarmos informacoes. Meu email adress e cleo_ice@hotmail.co.uk


  2. A Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru, da cidade de Diamantina/MG, está iniciando um trabalho sobre a Amazônia, dentro da Campanha da Fraternidade. Para isso, está solicitando sugestões, principalamente de quem é da região, pois a conhecemos ainda muito pouco.

    http://www.mandacaruhoje.blogspot.com

  3. LUCILA NOGUEIRA Says:

    É MUITO IMPORTANTE UM BLOG COMO ESTE.
    TENHO TRABALHADO TANTO NO TEXTO LITERÁRIO COMO NAS AULAS DE LITERATURA NA UNIVERSIDADE A REPRESENTAÇÃO ADEQUADA
    QUANTO À CULTURA INDÍGENA NO BRASIL E NAS AMÉRICAS.A QUESTÃO DA PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É DE TODOS.NÃO VAMOS NOS OMITIR.


  4. não sou contra os indios pois eles são pessoas como nos, inclusive amigos que são indios sou contra não desenvolvermos a nossa região e que a igreja católica que atrapalha tudo mostre alternativa para desenvolver a nossa região e faça desenvolver não fique só fasendo critica e atrapalhando os projetos de progresso.


  5. É tanta discução, e muito pouco reparado ao Povo invadido e trucidado sem nem mesmo uma declaração de guerra.Deviria o País invasor liberar documentos e escritos dessa cultura quase dizimada,e assim se começar uma reparação,tal como insentivos a cultura do povo moreno,como suas musicas suas datas mais importantes,suas festas,sua religião.Aqui no Brasil se diz até nos meios oficiais, que somos três raças,más só contamos 2,que são o negro e o branco,pois a terceira raça é denominada pelo nome de “indio”,o que é um erro,pois essa raça deve ser chada de Morena,ou seja no Brasil Nós temos 3 raças…A Morena a Negra e a Branca,então Nós somos Morenos Negros e Brancos,que habitamos neste Continente ok?
    Então não se esqueçam,parem de figir que se importam com o povo Moreno. Devovam-lhes as terras e com Ela vira a cultura a religião todas saidas do seio da cultura morena. abraços e pensem a respeito.


  6. Voçê caro Irmão fala no seu blog sobre ter somente 200 indios por cultura…Pois bem,então vamos cobrar dos nossos governantes,para que chamem para a mesa de negociação os ditos Povos Civilizados,ou seja algum representante dos Países que patrocinaram o genocidio da Cultura Morena Nativa desse Chão,para assim entrarem na discussão e na reparação desse Povo e sua Cultura. Tal como fundos de incentivo a compras de Terras para Eles(Povos Indígenas)reparação e devolução de sua Religião,pedidos de desculpas pelos invasores, e chama-los para essa responsabilidade,que ao meu modo NÃO deve ser somente do Governo Brasileiro,más sim dos verdadeiros causadores dessa calamidade.E esses causadores de tamanha vergonha para a Humanidade, tem grana de sobra para isso,ou seja,a Igreja Católica e hoje a tão poderosa União Européia. Reparação…O nome já diz tudo…Terras aos Morenos Nativos desse chão…Terras devolvidas a quem nunca entrou num navio para se dirigir a terra de Ninguem para lá chegando, começar a matar os moradores locais. É isso,temos que chamar as Responsabilidades os causadores dessa situação. Carlos Araripe.

  7. Thomas Says:

    Queria saber o nome da musica, pois estou fazendo um trabalho sobre os índios e quero publica-la

  8. Regina Says:

    Que musica maravilhosa e’ essa?
    Gostaria de saber para mostrar aos meus alunos.

    Grata,
    Regina

  9. Rejane Says:

    Há muito descaso por conta das autoridades brasileiras.


  10. Por favor me escreva estou aguardando vossa resposta.Tenho pressa pois preciso por em dias meus planos de trabalho obrigado.Na minha menssage anterior perguntei sobre os paises que voces exportam e os valores dos produtos.Atenciosamete

  11. mg Says:

    o clima das salas de aula afetam ou afetaram voceis

  12. Anna Penido Says:

    Muito bom este seu blog. Gostaria que vc por favo enviasse email para meu email como posso me comunicar com vc. Sou cineasta e depois de fazer um filme documentario que levou muitos anos para ser concluido e ainda nao fo lançado, vou lançar uma campanha pelas plantas medicinais para evitar o desmatamento principalmente no Mato Grosso, onde o filme mostra nao s o ritual das mulheres no Xingu mas o trabalho de uma guerreira farmaceutica em Cuiaba que zela pela saude publica.

  13. ANDREA Says:

    OLÁ,

    GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE OS CREMES, TRABALHO NA AREA DE ESTETICA E GOSTARIA D REVENDE-LOS.
    ATT.:

    ANDREA

  14. nilmara Says:

    eu adorei voces

  15. alcildo Says:

    Situaçãõ precária de Lábrea amazonas.

  16. alcildo Says:

    A situação sobre as ruas de Lábrea…

    É também a Aqua…Danificando os otomoves…

  17. alcildo Says:

    A situação precaria do Policiamento Militar da sexta DRPC de Lábrea!…

  18. rosa Says:

    deus o abencoe vc vende cocar ,pois quero comprar qual o valor.aqui em aracaju ta dificil

  19. marinte paz Says:

    Oi, li a sua pagina, adorei.

    Bom, Eu sou Esteticista,to procurando uma linha

    de cosmetico com principios ativos da amazonia,

    to buscando essa idea.
    obrigado.

  20. marilia gabriela bello garcia Says:

    Favor retirar o meu nome de qualuqer noticia deste blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s