bel_belem_ver-o_peso_market2_b.jpg 

Não há melhor lugar para tocar a intimidade de Belém do Pará do que o Mercado Ver-o-Peso, feira livre que contempla a cultura regional em mais de mil barracas. Localizado nos arredores do antigo Mercado de Ferro e montado junto ao cais, o conjunto é formado por alas de temperos, raízes aromáticas, ervas, artesanatos, doces, perfumes da floresta e flores, além de ser o melhor lugar para provar frutas regionais, como ingá, taperebá e açaí, e comidas típicas, como o tacacá e a maniçoba.
Em meio ao caos, vendedores são artistas que atraem fregueses e transformam a labuta em festa. Vendedoras de ervas explicam que as plantas atraem bons fluidos, espantam mau-olhado e ajudam a atrair um amor. Infusões intituladas “pega-e-não-me-larga”, “atrativo-da-perseguida” e “perfume-do-boto” colorem as barracas e garantem a diversão na imensa feira.

O mercado, que vende peixes e frutos do mar, vai das 6h às 14h; e a feira fica aberta o dia inteiro.Vale a pena chegar cedo para conseguir ver tudo sem ter que enfrentar a multidão, e é bom ficar esperto com a bolsa e os pertences. Outra dica é negociar os preços com bom humor, assim tudo fica mais fácil.