RIO DE JANEIRO – A Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis venceu o carnaval carioca em 2008, segundo apuração realizada nesta quarta-feira (6). A Escola apresentou a história do Macapá, capital do Amapá, que completou 250 anos na segunda-feira (4). As belezas naturais e artesanato deram o tom ao desfile que teve o enredo “Macapaba: equinócio solar, viagens fantásticas do meio do mundo”. Com a vitória, a escola soma 11 títulos na elite do carnaval do Rio. Apenas nos últimos 11 anos, foram seis vitórias: em 1998, 2003, 2004, 2005, 2007 e 2008.O grande destaque da escola ficou por conta do abre-alas “Brilho de fogo – o rastro iluminado”, que juntou dois carros e trouxe logo à frente um gigante beija-flor vermelho. Segundo o carnavalesco Alexandre Louzada, foram gastos R$ 150 mil só na compra de acetato. O investimento também foi pesado na iluminação, para dar à alegoria um visual incandescente, como o do sol. Nela, 50 beijas-flores cobertos por penas ganharam as mais diversas formas, integrando-se ao visual do carro.

Antes dele, a agremiação apresentou uma ala das crianças vestidas com cores fortes — vermelho, laranja e amarelo, também como o sol –, uma dupla multicolorida de Mestre-Sala e Porta-Bandeira e uma comissão de frente totalmente dourada. Nela, os integrantes representaram o momento em que o beija-flor de Nilópolis conhece o beija-flor de Macapá, conhecido lá como brilho-de-fogo. Um único integrante da comissão carregava em sua fantasia 1,2 mil lâmpadas.

Na seqüência do carro abre-alas, uma ala formada por componentes com fantasias diferentes mostrou a pororoca, o encontro das águas do rio com as águas do mar. Os integrantes fantasiados de peixes e aqueles que representavam a espuma das ondas fizeram uma coreografia em referência a esse fenômeno.

Na contramão das escolas que exibem celebridades à frente da bateria, a Beija-Flor tem como rainha de bateria Raíssa Oliveira, 17 anos, que não é nem atriz nem modelo. Raíssa é a mais jovem mulher a ocupar esse posto na elite do carnaval carioca.

A Beija-Flor venceu o carnaval carioca com 399,3 pontos de 400 possíveis. Em segundo lugar, ficou Salgueiro e, em terceiro, Grande Rio. Foram rebaixadas Porto da Pedra e São Clemente.

Fonte: g1.globo.com
06 de fevereiro de 2008