A Assembléia Legislativa do Estado-ALE aprovou na tarde desta terça-feira, o “Dia do Boi Bumba”. O projeto de lei é de autoria do deputado José Lobo-(PR) que segundo sua justificativa é para “enaltecer a cultura regional amazônica e a formação folclórica da nossa região”.

A comemoração acontecerá todos os anos sempre no dia 24 de junho (dia de São João). O objetivo é destacar a importância indiscutível e anual desse evento conhecido em todo o Brasil e no exterior que acontece no município de Parintins.

Em seu pronunciamento José Lôbo ressaltou que cabe então a necessidade de instituição do “Dia do Boi Bumbá”. “Para tanto, ressalte-se, ao povo do Maranhão, pertence o Bumba-Meu-Boi, ao povo de Pernambuco pertence o frevo, ao povo baiano pertence axé, assim, afirma-se que o Boi Bumbá é nosso! É frise-se: o Boi Bumbá não pertence apenas à ilha encantada de Parintins. Pertence a todos os municípios amazonenses”.
Historicamente, os bois bumbás do Amazonas caminham para completar 100 anos de existência (daqui a seis anos), nesse sentido, é extremamente necessário valorizar esta manifestação tão preciosa da arte popular amazonense, sendo que tal cultura vem a ser o acúmulo da vivência histórica de significados sociais de nosso povo, suas linguagens, técnicas, valores, fé e gosto, construídos coletivamente nas maneiras de viver do povo da região, sua cultura e seus modos de se comunicar e interagir, fenômenos estes que devem ser eternizados, daí a instituição do “Dia do Boi Bumbá”, data que representa uma forma de “proteção” ao evento que tanto faz crescer o Estado.

in Rede Factos