Linha de produtos utiliza ingredientes como açaí, cupuaçu e castanha; empresa compra óleo orgânico de indigenas Kayapós para preservar a floresta.

Os cuidados com o meio ambiente também passam pela utilização de produtos destinados à beleza e a saúde. Se os alimentos orgânicos já fazem parte da mesa em todo o mundo, o mercado também oferece boas opções de cosméticos com selo orgânico, elaborados com técnicas de produção 100% sustentáveis do ponto de vista ambiental.

A Beraca Ingredients lidera a produção e a distribuição de especialidades brasileiras para o mercado da cosmética, farmácia e fragrância. A companhia brasileira celebrou em 2006 seu 50o aniversário, fortalecendo-se como uma empresa especialmente voltada à valorizar a biodiversidade amazônica em parcerias com comunidades extrativistas e governos locais.

A lista de produtos 100% orgânicos (selo Ecocert) inclui o óleo refinado de açaí. O extrato de açaí (esfoliante natural) é o lançamento da empresa na In Cosmetics (em Paris) – com uso versátil na cosmética, é o fruto mais rico em anti-oxidantes que se conhece.

A linha de produtos com certificação da Rain Forest Specialties® ( selo FSC – Conselho de Manejo Florestal) é produzida de maneira sustentável e composta de óleos e manteigas vindos da biodiversidade brasileira. Entre os produtos utilizados na fabricação desses produtos estão o açaí, a andiroba, o cupuaçu, a copaíba e a castanha.

A linha Active Performance Systems® possui 4 produtos desenvolvidos com tecnologia própria para retirar da natureza os principais ativos de beleza. Os processos totalmente naturais de transformação garantem a saúde e o bem-estar.

Atualmente, cerca de 30% da produção segue para países como França, Japão, Austrália e China. No Brasil, o principal comprador é a Natura, que absorve 35% do que produz a empresa. Na Natura, 58% dos ingredientes amazônicos provém da Beraca Ingredients.

O Programa de Valorização da Biodiversidade Brasileira da empresa tem como base a organização da cadeia produtiva junto aos parceiros florestais, valorizando a rastreabilidade do produto ofertado, o que se traduz em segurança e qualidade.

O óleo de castanha orgânico é comprado integralmente dos indíos Kayapó (localizados no sul do Pará). A quantidade produzida pela reserva já permitiu sua inserção do produto no mercado. A demanda da castanha é para o mercado de skin care: cremes anti-envelhecimento. A castanha amazônica tem alto poder de hidratação e é um anti-oxidante natural poderoso.

In Cosmetics 2007 – A Beraca Ingredients participa da maior feira internacional de matérias-primas e ingredientes para a indústria cosmética, de cuidados pessoais e higiene. O evento ocorre anualmente, revezando-se nas principais cidades da Europa aproximando fornecedores, produtores e profissionais do marketing.

A feira é a principal plataforma de inspiração e estímulo para o desenvolvimento de novos produtos – na In Cosmetics lançam-se tendências e inovações tecnológicas destinadas à indústria do setor.

A cada ano um tema é levantado para direcionar o evento. Em 2007, o In Focus Aphrodisia vai mobilizar as discussões em torno dos cinco sentidos, lançando mão de fragâncias, cores e texturas como modos de acordar o desejo sexual. Ou melhor, ‘Exploring Sexual Desire in the World of Beauty’.

In Cosmetics 2007, de 17 a 19 de abril de 2007, às terças e quartas das 10h às 18h, e quintas das 10h às 17h, no Hall 4, Porte de Versailles – Paris | www.in-cosmetics.com/page.cfm/link=169