A Câmara de Dourados realizou na noite desta quinta-feira (29), por sugestão do vereador Elias Ishy de Matos (PT), a Audiência Pública em que se discutiu o tema da Campanha da Fraternidade 2007 – Fraternidade e Amazônia, que este ano tem como lema “Vida e Missão Neste Chão”. Cerca de 400 pessoas, incluindo estudantes de várias escolas que aproveitaram a temática para desenvolver estudos educacionais, lotaram o plenário e as galerias da Câmara

Entre os debatedores da audiência, participaram o bispo da Diocese de Dourados, Dom Redovino Rizzardo, o dirigente do Instituto do Meio Ambiente (Imad) de Dourados, Vito Comar, o secretário municipal de Agricultura Familiar da Prefeitura de Dourados, Ermínio Guedes dos Santos e o advogado e coordenador diocesano da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Vanilton Camacho. A abertura teve ainda a apresentação cultural dos jovens do grupo “Juta”, da Paróquia São João Batista, do Jardim Água Boa.

De acordo com o vereador Elias Ishy, a preocupação com os rios, as matas ciliares, as reservas legal previstas em legislação específica, o lixo urbano e rural, o manejo do solo e as nascentes, aliada com a defesa do Meio Ambiente, levou-o a propor essa Audiência, como forma de visualizar alternativas de políticas públicas de preservação. “Os interesses coletivos não devem ser submetidos aos interesses de pessoas e de grupos, ávidos por lucros, que não se importam com a sobrevivência da humanidade”, discursou o vereador.

O tema da Campanha da Fraternidade é definido anualmente pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, visando despertar a consciência cristã e do conjunto da sociedade quanto às questões de relevância que interferem diretamente na vida das pessoas.

in Agora MS