A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou há pouco requerimentos solicitando a realização de duas audiências públicas. O primeiro requerimento, de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), solicita audiência com objetivo de discutir o recente relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho da Amazônia (Gtam) – colegiado composto por representantes da Agência Brasileira de Informação (Abin) e dos órgãos de informação das Forças Armadas e da Polícia Federal. O relatório aponta riscos de dominação da região, com a presença e a atuação de estrangeiros na Amazônia.

Deverão ser convidados para essa audiência a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o ministro da Defesa, Waldir Pires; o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; e o diretor-geral da Abin, Márcio Paulo Buzanelli, além do diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Paulo Lacerda.

O outro requerimento aprovado convida autoridades para participar, em conjunto com as Comissões de Serviços de Infra-Estrutura (CI) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), de audiência pública para debater sobre fontes alternativas de energia. Entre os convidados estão representantes da Agência Nacional de Petróleo, Ministérios de Minas e Energia e de Ciência e Tecnologia, entre outras instituições. O requerimento é de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

in Agência Senado