BRASÍLIA – Inspirada no movimento Amazônia para Sempre, criado por artistas que participam da minissérie Amazônia – de Galvez à Chico Mendes, a deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC) propôs nesta terça-feira, 6, a criação de uma Frente Parlamentar suprapartidária em defesa da Amazônia Brasileira. Perpétua disse que a Frente se tornou uma prioridade após a Agência Brasília de Inteligência (Abin) levantar preocupações sobre a influência de governos e entidades estrangeiras na Amazônia brasileira. 

    A idéia é criar no Parlamento Brasileiro um debate que encontre ressonância dos anseios e necessidades dos brasileiros que habitam a maior floresta tropical do mundo. Segundo Perpétua, a Frente ajudaria a conter a devastação da Amazônia e a buscar alternativas para o desenvolvimento sustentável da região. “O desmatamento e o incêndio são símbolos da nossa incapacidade de compreender a delicadeza e a instabilidade do ecossistema amazônico”, lembrou. 

    Ameaçada pelo desmatamento, pela biopirataria, por entrada de estrangeiros sem compromisso com o Brasil, pelas explorações de suas riquezas de forma devastadora, a Amazônia vem sendo foco de atenção com os debates acerca do aquecimento global. Perpétua lembrou, pro sua vez, que o Brasil possui 165 mil quilômetros quadrados de área desflorestada, abandonada e semi-abandonada, e por essa razão pode dobrar a produção de grãos sem derrubar uma única área. É preciso, para isso, que saiba utilizar essas áreas já degradadas. 

    Agregando o maior banco genético do planeta, detendo 1/5 da água doce disponível, tendo 1/3 de florestas tropicais do mundo e incalculáveis riquezas no subsolo, a Amazônia necessita de avançar nas políticas públicas que garantam um desenvolvimento sustentável digno, que atenda as necessidades de cada Estado, Município e localidade. “É urgente que nos tornemos responsáveis pelo gerenciamento do que resta dos nossos valiosos recursos naturais”. O Pantanal já enfrenta mudanças. Confira aqui.

    Amazônia para sempre

 

   O manifesto intitulado Amazônia Para Sempre, de autoria de Cristiane Torloni e Victor Fasano, com texto de Juca de Oliveira, serve impulso para ecoar no Congresso Nacional a necessidade de melhor debater os rumos desta imensa riqueza natural. 

    A Frente Parlamentar já conta no seu lançamento com dezenas de adesões, de representantes dos mais diversos Estados. Os integrantes da Frente agirão em todas as esferas da Câmara e do Senado, fazendo com que os debates sobre o tema sejam sempre constantes. 

    A Frente pretende subsidiar todas as Prefeituras e Câmaras Legislativas, Governos Estaduais e Assembléias, Presidência da República e Ministérios de políticas públicas que possam dar melhor garantia à preservação e desenvolvimento equilibrado da Amazônia. in Agência Amazônia