O senador Romero Jucá (PMDB-RR) cobrou do governo, dos estados e da sociedade brasileira apoio a um projeto para a Amazônia que seja coerente com a realidade da região. Esse projeto, frisou o senador, não deve levar em contra somente a preservação da Amazônia, mas também a dignidade de sua população.

Para melhor entendimento do que seria um projeto para a região, Jucá sugeriu a leitura de vários artigos sobre a Amazônia publicados pelo Jornal do Brasil, entre eles “A Amazônia em perigo”, que alerta para a invasão daquela região por organizações não-governamentais estrangeiras e para outras questões estruturais que inviabilizam e dificultam o seu progresso sócio-econômico e sua integração com as demais regiões do país.

– Todos, inclusive a imprensa, devem se conscientizar coletivamente do que é a realidade da Amazônia. As dificuldades são grandes até para fazer política. Devemos pensar em preservação, mas também em melhorar as condições de vida da população da região -enfatizou.

Finalizando, Jucá antecipou que os governadores da Região Norte irão apresentar uma proposta para desenvolver a Amazônia. O senador reiterou a importância da participação dos demais setores para o aperfeiçoamento do projeto.

in Agência Senado