Foi lançado no final de 2006 o livro Chico Mendes, do autor Márcio de Souza pela Callis Editora, como parte da Coleção A Luta de Cada Um. Nesta obra, Márcio Souza conta, numa linguagem simples, a trajetória do seringueiro Chico Mendes, que se tornou um importante sindicalista e militante da Floresta Amazônica.

Com a intenção de defender a segurança e os direitos de seus companheiros – trabalhadores dos seringais nativos – bem como de proteger a floresta contra o desmatamento, Chico Mendes enfrentou com ousadia jagunços armados e fazendeiros poderosos. Com sua resignação, evitou muitas das derrubadas de árvores planejadas pelos pecuaristas. Denunciou a destruição da floresta não só no Brasil como também no exterior, sendo ouvido inclusive pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – instituição que decidiu cortar financiamentos a projetos que causariam desmatamento na Amazônia. Sua imagem ficou amplamente conhecida e, mesmo assim, seu assassinato anunciado não foi evitado. Toda esta saga é narrada por Márcio Souza com a intimidade de quem é da região amazônica, de quem tem familiaridade com a cultura dos seringueiros e com os desafios políticos com os quais Chico Mendes se deparou.

O projeto gráfico de Camila Mesquita traz fotografias de Chico Mendes, de sua família e de seus companheiros de luta, além de imagens da Amazônia e cenas contundentes do desmatamento.

Márcio Souza, nasceu em Manaus, em 1946. É jornalista, roteirista de cinema, dramaturgo e diretor de teatro e ópera. Dedica-se também a projetos de comunicação e cultura, tendo exercido diversos cargos públicos nestas áreas. Seus romances, como Mad Maria e Galvez Imperador do Acre (ambos publicados pela Record), entre outros, tratam sobretudo da realidade histórica, política e cultural da região amazônica.

A coleção A luta de cada um apresenta a vida de brasileiros notáveis que corajosamente enfrentaram inúmeros desafios em busca de um mundo melhor. Além de Chico Mendes, esta coleção inclui os seguintes títulos: Ajuricaba, Irmã Dulce, Luiz Gama, Pagu e Zumbi.

Chico MendesMárcio Souza
Callis Editora, 80 páginas, R$ 24,00

via Carta Maior